A Universidade do Porto vai aplicar mais de dez milhões de euros no desenvolvimento de projectos ligados à ciência e tecnologia. Do total do investimento, a universidade e os seus laboratórios associados contarão com um financiamento de cerca de 7 milhões de euros, que são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Vários projectos nas áreas da energia sustentável, engenharia, biologia e biomecânica, ligados à Universidade do Porto, foram aprovados pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte), um instrumento de apoio financeiro à região do Norte de Portugal, integrado no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e totalmente financiado pelo FEDER.
Juntamente com a Universidade, o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) e o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) apresentaram os seus projectos, com vista a modernizar as suas infra-estruturas, para promover a inovação no mercado nacional e internacional.
Contando com um co-financiamento no valor de 2,9 milhões de euros, o projecto do INEGI prevê a modernização e qualificação dos seus laboratórios e a aposta em novas áreas de intervenção, nomeadamente um Laboratório de Energia Eólica. Já o INESC Porto garantiu um apoio de 2,2 milhões de euros para o seu projecto de construção de um novo edifício, a construir no campus da FEUP, que acolherá um laboratório de microgeração, microrredes e veículos eléctricos. Labiomep é o nome do projecto da Universidade do Porto, na área da biomecânica, que receberá um apoio de 1,5 milhões de euros. Por fim, ao IBMC serão entregues cerca de 500 mil euros para investir na área da investigação aplicada.
March 9, 2010
Universidade do Porto aplica 10 milhões na ciência
in:
University
blog comments powered by Disqus
Subscribe to:
Post Comments (Atom)